↓   CLIQUE AQUI

QUEM SOMOS

A indústria Seleme atua no mercado internacional de Erva Mate (ilex paraguariensis) a um século, acumulando experiência para atender importantes e exigentes clientes espalhados pelo globo. Nos especializamos em fornecer Erva Mate de altíssima qualidade, padronizada, de forma regular e constante. Face as variações climáticas, safras de inverno e verão, diferentes sabores impõem um apurado cuidado logístico.

 

Dispomos de amplo estoque descansado, de diversas safras, permitindo atender sua marca, propiciando misturas equilibradas, mantendo a estabilidade desejada a medida em que a demanda cresce. Conseguimos garantir aos nossos clientes preços constantes, laudos e certificações, entregas regulares, padronização de sabores, tudo dentro de rigorosos controles de qualidade.

 

Nosso parque industrial moderno, vasto inventário e recursos humanos especializados estão prontos para atendê-lo, nas mais diversas formas de consumo da Erva Mate, dado as peculiaridades de cada país importador.

 

 

Somos guiados por princípios e valores éticos, comercialmente justos, social e ambientalmente equilibrados.

 

 

Trabalhamos para que nossos clientes não se preocupem com a qualidade da matéria prima, deixando-os livre para dispender energia no crescimento e fortalecimento da sua marca.

 

 

“100 anos de experiência, fornecendo para o mundo, erva mate selecionada, diretamente do coração da região de onde se encontra a erva mate nativa mais doce e rica do planeta”

 

A EMPRESA

Emiliano Abrão Seleme
 

Fundada em 1918 por Emiliano Abrão Seleme, pioneiro industrial de Canoinhas, que exportava erva mate cancheada para Argentina por barcos a vapor até Mafra, seguindo de trem até o porto de São Francisco do Sul.

 

Suas instalações eram pequenas, com soque de madeira, num simples barracão.

 

 

Em 1957, seu irmão, João Abrão Seleme, assumiu a empresa e as exportações aumentaram. Além da Argentina, começou a exportar para o Uruguai e Chile. Nesta fase, precisava modernizar-se para atender um mercado em franco crescimento. Foi construído um prédio novo com o que tinha de mais moderno para época.

 
João Abrão Seleme

 

 
 

Na década seguinte a Argentina deixou de importar do Brasil em função dos seus enormes ervais plantados na província de Missiones.  Também começou a exportar para o Chile, o que causou uma enorme recessão no setor ervateiro do Brasil. Muitas empresas fecharam, principalmente as exportadoras.

 

 

A Ervateira Seleme superou a crise e manteve-se no mercado, exportando para o Uruguai, pois seu paladar exigia a erva nativa do Brasil.

 
João Abrão Seleme

 

 
 

A empresa voltou a crescer, porém enchentes grandes em 1983 e 1992 fizeram com que novamente a indústria tivesse que mudar suas instalações.

 

 

Em 1995, a ervateira passou para os filhos de João, Jaime e Wilson e em 1998 inaugurou-se a nova sede na Rua Adão Tyska. Visando novos mercados, a empresa começou a exportar para a Polônia.

 
João Abrão Seleme

 

 
Wilson Seleme
 

Em 2010, Wilson Seleme e filhos tornaram-se os principais acionistas e estão na administração da empresa até os dias de hoje, ampliando as exportações para as Américas, Europa e Oriente, com seus produtos apreciados nos três continentes.

 

 

A ERVA MATE

Erva Mate (Ilex paraguariensis)

Árvore de Erva Mate
 

A planta pode atingir doze metros de altura. Tem caule cinza, folhas ovais e fruto pequeno e verde ou vermelho-arroxeado. As folhas da erva-mate são aproveitadas na culinária. As nativas só se reproduziam por meio de pássaros da região que ingeriam o pequeno fruto e defecavam sua semente já escarificada. A planta é muito sensível ao sol, exige sombreamento até que atinja alguma maturidade. Chegou a ser proibida no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerada “erva do diabo” pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. A partir do século XVII, passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar as pessoas do álcool. Atualmente, existem viveiros que produzem mudas de variedades selecionadas, cujo plantio é feito com técnicas especiais em grandes hortos. Para facilitar a colheita anual dos ramos, a árvore é severamente podada para manter-se a não mais de três metros de altura. Dessa forma, evitam-se plantas altas que dificultem a colheita das folhas jovens, consideradas nobres na infusão do chá mate.

 

 

 

BENEFÍCIOS

 

●   Propriedades Antioxidantes
●   Fonte de vitaminas e minerais
●   Estimulante de atividades físicas e mentais
●   Estimula a circulação
●   Aumenta o ritmo cardíaco
●   Facilita a digestão
●   Promove a regeneração muscular
●   Aumenta a resistência do músculo a fadiga
●   Aumenta a força muscular
●   Elimina estado depressivo
●   Tonifica o sistema nervoso
●   Regulariza a respiração
●   Diminui o colesterol e triglicerídeos
●   Favorece o emagrecimento
 
Árvore de Erva Mate

PRODUTOS

Fornecemos Erva Mate Verde, Descansada e tostada. Peneirada em diferentes granulometrias. Permitindo aos nossos clientes escolherem a mistura de folhas e palitos desejados.

VERDE

DESCANSADA

TOSTADO

CERTIFICAÇÕES

Certificado Orgânico pela Ecocert.

 

 

 

 

(CBPF) Certificado de Boas Práticas de Fabricação Certificado pela CIDASC
(Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina).

 

 

 

 

A produção segue o plano APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e está em processo da certificação IFS (International Food Standard) pela GFSI (Global Food Safety Initiative).

PREMIAÇÕES

CONTATO

Mapa do Brasil
Preencha o Formulário de Contato

Nome:

E-mail:   
Assunto: 

Mensagem:

SELEME, SELEME E CIA LTDA

Rua Adão Tyzka 1251, Alto das Palmeiras
Canoinhas, SC - Brasil
CEP: 89460-000
Fone: +55 (47) 3622-0359
Fax: +55 (47) 3622-6406

Conteúdo textual e imagens presentes no site © 1918 - 2024 Seleme, Seleme e Cia LTDA. Todos os Direitos Reservados.
Design e Programação © 2024 Ideal Marketing.
(47) 8831 2592.